Depoimento

Sérgio Guizé lembra como foi interpretar joão Gibão, no remake da telenovela Saramandaia

Hoje no papel de Zé Paulino em Mar do Sertão, nova telenovela das seis da Globo, ator conta, neste texto escrito exclusivamente para o hotsite desta Ocupação, como foi vestir as asas de João Gibão, em 2013 – originalmente interpretado por Juca de Oliveira em 1976 – e fala de sua relação com a obra de Dias Gomes.

Foi logo na infância, o meu primeiro contato com a obra de Dias Gomes. A novela era tão importante na época e tão presente na vida dos brasileiros, que eu, uma criança, jurava que vivia em Asa Branca e que o nosso herói era Roque Santeiro.  

Depois, em 1998, quando comecei a fazer teatro em Santo André/SP, assisti à peça Santo Inquérito. Ela é de 1966 e até hoje continua sendo montada, por levantar discussões de temas tão atuais.  Como o revisionismo, que busca relativizar os horrores da ditadura brasileira. Mesmo sendo uma peça que retrata um tribunal de inquisição português do século 16. Esse é um dos artifícios do autor, para se livrar da censura e criar tramas de cunho político. Mas usando o lúdico e o humor, como armas contra a ignorância dos opressores.  

O que eu viria a conhecer depois por realismo fantástico. Com origem alemã, utilizado na América Latina como genuíno movimento literário, mas também para denunciar as atrocidades cometidas pelo capitalismo. Como a exploração do homem pelo homem e a injustiça social. Saramandaia falava bem desse universo, onde cada personagem era uma alegoria. João Gibão tinha asas, que representavam a liberdade. A dona Redonda explodiu-se de tanto comer, simbolizando o egoísmo e a avareza.  

No nosso remake de 2013, tivemos o privilégio de poder contar com o uso de efeitos especiais e muita tecnologia, o que facilitou bastante o trabalho. E lógico, também não precisávamos driblar a censura, sempre pensava: “quero ver fazer isso na época da ditadura”! Inclusive, na época das gravações, tive a oportunidade de ficar hospedado no mesmo hotel que Juca De Oliveira. Tentei por dois dias, entre o café da manhã e o jantar, criar coragem, quando o encontrava pra falar com ele, mas minha timidez não me deixou dizer nada. Até que no terceiro dia, ele mesmo chegou até mim e disse: “sei que quer falar comigo”. Aproveitando logo a deixa, perguntei: “como foi fazer realismo fantástico no Brasil da ditadura militar, através de um personagem que tem asas?”. Ele me respondeu: “não importa se é realismo fantástico ou mágico, a época que vivemos, nem se o personagem tem asa ou rabo. Tem que fazer de verdade e entregar o que está sentindo, o ator só precisa fazer de verdade.”

Sergio Guizé é ator. Fez parte do elenco de telenovelas como O outro lado do paraíso (2017-2018) e Êta mundo bom! (2016). Na segunda versão de Saramandaia (2013), fez o papel de João Gibão.

home

No Itaú Cultural
Abertura: 19 de outubro, às 20h
Visitação do público: 20 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h  

Pesquisa, concepção, curadoria e realização: Itaú Cultural Núcleos de Artes Cênicas, Música e Literatura e de Audiovisual
Parceria de conteúdo: Globo


Programação paralela 
FILME: A partir de 19 de outubro: O Pagador de Promessas, em www.itauculturalplay.com.br 

LEITURAS DRAMÁTICAS:
Sala Itaú Cultural

18 de novembro (sexta-feira), às 20h: Meu reino por um cavalo, pelo Teatro do Osso.
19 de novembro (sábado), às 20h: A comédia dos moralistas, pelo Núcleo Experimental de Teatro.
20 de novembro (domingo), às 19h: O Pagador de Promessas, pelo grupo Os Inventivos.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS

Entrada: gratuita 

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO